top of page

No dia 16 de Outubro os alunos da turma PIEF, acompanhados dos Professores de Formação Vocacional foram visitar os Bombeiros de Mora. Logo que chegámos, fomos recebidos pelo comandante Amorim Ribeiro, de 44 anos e que trabalha nesta instituição há 25 anos. Atendendo ao seu cargo, tem a responsabilidade de presidir e de tomar todas as diligências no sentido de dar resposta a todas as necessidades (Incêndios, primeiros socorros...).

Neste local trabalham 17 pessoas com funções diferentes, algumas exercem a atividade de forma voluntária e outras de forma remunerada. Existem os socorristas, os motoristas, mecânicos e administrativos. Ficámos a saber que para sermos bombeiros, precisamos no mínimo de ter o 9º ano de escolaridade, 18 anos e de ter uma formação de 250 horas e ainda um estágio. O valor médio de vencimento de um Bombeiro ronda os 650 euros. 

O Sr. Amorim classifica o seu trabalho de interessante e gratificante. No entanto, a sua profissão é considerada de risco. 

Após uma breve conversa com o Sr. Amorim, seguimos para a visita de todos os espaços (Camaratas femininas e masculinas, sala de lazer, sala de reuniões, balneários, refeitório, espaço onde se encontram as viaturas de serviço, oficina, torre, ginásio). 

Ficámos deslumbrados com toda a limpeza / arrumação / organização do espaço e até interessados em vir um dia mais tarde a desempenhar o cargo de Bombeiro.

 

Visita aos Bombeiros Voluntários de Mora

bottom of page